Monitoramentos Ambientais

Para o desenvolvimento de suas atividades operacionais sob a ótica da sustentabilidade e da mínima interferência no meio ambiente, a empresa Rio Amambai Agroenergia criou uma estrutura gerencial embasada em programas ambientais com monitoramentos periódicos, destinados a garantir que as medidas de proteção ambiental sejam aplicadas adequadamente. 

 

Programa de Monitoramento da Contaminação do Solo, Monitoramento das Águas Pluviais e Controle dos
Processos Erosivos, Monitoramento das Emissões Atmosféricas, Monitoramento da Qualidade do Ar, Monitoramento da Qualidade das Águas Superficiais, Monitoramento da Qualidade das Águas Subterrâneas, Gestão de Resíduos Sólidos e Efluentes, Gerenciamento de Tráfego, Monitoramento da Segurança e Saúde do Trabalhador, Monitoramento e Controle de Ruídos, Gerenciamento de Riscos e Plano de Ação de  Emergência, Comunicação Social, Educação Ambiental, Gerenciamento Ambiental, Monitoramento das Bacias de Contenção de Óleos, Lubrificantes e Produtos Químicos, Monitoramento da Vegetação, Monitoramento de Vertebrados Terrestres, Monitoramento das Comunidades Aquáticas.

 
Imagem2_edited.jpg

Águas Pluviais e solo

É essencial promover o monitoramento das áreas administradas pelo empreendimento, de modo a acompanhar e garantir a implementação das práticas de conservação do solo e água, evitando a formação de processos erosivos causados pelo escoamento inadequado de águas pluviais ou por atividades diversas que podem ocasionar as perdas de solo.

 

Desse modo, o monitoramento consiste na realização de inspeções sistemáticas na lavoura, para a verificação de diversas ações, dentre elas: curvas de nível, terraceamento, sulcação em nível, plantio direto, adubação verde, revegetação de taludes, rotação de cultura e sistema de meiosi.

Imagem3.png

Emissões Atmosféricas e qualidade do ar

Busca-se através do monitoramento das emissões atmosféricas e da qualidade do ar, a verificação do cumprimento das legislações vigentes para os padrões de emissão proveniente de fontes pontuais, que neste caso, referem-se às chaminés das caldeiras da usina Rio Amambai Agroenergia.

 

As medições periódicas são imprescindíveis e promovem o controle ambiental da poluição na fonte, garantindo a qualidade do ar na área e o no seu entorno.

Imagem4.jpg

Águas Superficiais e subterrâneas

A RAA monitora periodicamente as águas do rio Amambaí e dos córregos localizados no entorno do empreendimento, assim como as águas subterrâneas, que são importantes reservas que se formam abaixo de algumas camadas de solo.

Laboratórios especializados realizam amostragens e medições que determinam as características químicas e físicas da água, sendo possível avaliar se existe algum tipo de interferência que altere a qualidade de águas superficiais e subterrâneas, de acordo com o que determina a legislação.

A empresa Rio Amambai Agroenergia valoriza os recursos hídricos, tratando com muita acuidade os programas ambientais relacionados à obtenção de dados que qualifiquem esse recurso tão benéfico e relevante para todos.

Imagem5.png

Vegetação

São desenvolvidos trabalhos que apresentam informações florísticas e fitossociológicas, gerando subsídios para o manejo da comunidade vegetal, o que possibilita o traçado de estratégias de preservação ambiental e contribui para o mapeamento e fornecimento de dados sobre a vegetação local.

Site - sustentabilidade.pptx.png

Fauna

Estudos possibilitam a obtenção de informações detalhadas, assim como a avaliação da composição e da estrutura da comunidade da fauna nas matas, corpos hídricos e remanescentes florestais que os circundam, correspondentes a área de interferência do empreendimento.

Imagem7.png

Produtos químicos e substâncias oleosas

O monitoramento do sistema de controle ambiental dos produtos químicos e substâncias oleosas utilizados pelo empreendimento é de fundamental importância para garantir que o meio ambiente seja preservado.

Para isso, são verificadas periodicamente as bacias de contenção, as caixas separadoras de água e óleo e demais componentes, evitando possíveis falhas no sistema de controle ambiental.

Imagem12.png

Tráfego

Manter as vias internas e vias de acesso com sinalizações visíveis e de fácil entendimento pelos condutores é uma preocupação da RAA, para que seja mantida a segurança dos colaboradores da empresa, terceiros que trafegam na área, assim como animais, evitando atropelamentos.

Devido ao grande fluxo de veículos utilizados para o cultivo da cana-de-açúcar, o controle de tráfego se faz necessário visando o melhor planejamento de utilização das vias, com a finalidade de realizar melhorias no transporte, reduzir gastos com combustíveis e manutenção de frota.

Saúde_e_segurança.jpg

Saúde e segurança do trabalhador

O monitoramento da saúde e segurança do trabalhador é realizado pela RAA com os objetivos de:
 

• Garantir a segurança de todos os colaboradores;

• Cumprir com as determinações das legislações trabalhistas;

• Implantar medidas de controle necessárias para a garantia da integridade física e mental dos seus colaboradores;

• Fornecer treinamentos e levar as informações necessárias para que as atividades sejam executadas com segurança.

Combate_a_incêndio.jpg

Risco e planos de ação de emergência

O Programa Ambiental relacionado ao monitoramento de riscos e plano de ação de emergência, tem a finalidade de acompanhar continuadamente as estruturas que oferecem algum tipo de risco potencial ao meio ambiente e aos colaboradores, identificando possíveis alterações e realizando as devidas manutenções preventivas.

Imagem11.png

Ruídos

Controlar as fontes e os níveis de ruídos emitidos pela usina Rio Amambai Agroenergia são importantes para garantir a saúde e o sossego da comunidade localizada no entorno do empreendimento.

Comunicação Social

O Programa de Comunicação Social cria um canal contínuo de comunicação entre a usina Rio Amambai Agroenergia, seus colaboradores e a sociedade por meio de várias diretrizes, observando as questões e expectativas que possam surgir, para que sejam enviadas as respostas e / ou providências. É uma forma de estabelecer uma relação transparente e esclarecedora, de modo a obter o envolvimento maior da sociedade.

A RAA possui um canal de comunicação, onde podem ser encaminhadas as sugestões, dúvidas e / ou críticas relacionadas ao empreendimento: 

meioambiente@rioamambaiagroenergia.com.br

Gestão Ambiental

A empresa Rio Amambai Agroenergia S.A. pauta as suas atividades em critérios de excelência, de forma a agregar valores aos seus colaboradores e à comunidade, abrangendo a responsabilidade social e a sustentabilidade como políticas de gestão.

Assume o compromisso de incorporar o componente ambiental como fator de relevância fundamental em todas as etapas de operação do empreendimento, atendendo sempre às legislações vigentes.

Dessa forma, a sustentabilidade é encarada com muita seriedade por todos os seus colaboradores, que participam efetivamente das medidas e ações que resultam no cuidado com  o meio ambiente e  possibilitam a conservação das gerações atuais e futuras.

 

A RAA possui um compromisso com a sustentabilidade.

 

Gestão de resíduos sólidos

A RAA possui um sistema de gerenciamento de resíduos e efluentes, que abrange o monitoramento dos mesmos desde a sua geração até a destinação final, garantindo a boa qualidade do ambiente onde está inserida e do seu entorno.

Para uma gestão eficiente, a RAA conta com:

 

• Locais apropriados para o armazenamento temporário dos resíduos;

• Equipe experiente e qualificada para lidar com o gerenciamento dos resíduos sólidos e efluentes;

• Apoio de empresas licenciadas e especializadas para a coleta e destinação final de resíduos sólidos;

• Sistemas de tratamento de efluentes líquidos;

• Sistemas de controle ambiental.

 

Dessa forma, visam à preservação da saúde pública e garantia da qualidade do meio ambiente nas áreas influenciadas pelos trabalhos operacionais do empreendimento.

 

Educação ambiental

O Programa de Educação Ambiental da RAA trabalha com ações voltadas para a sociedade e seus próprios colaboradores, procurando sensibilizá-los e torná-los defensores do meio ambiente em seu cotidiano de vida e trabalho, adotando práticas e condutas não agressivas ao meio ambiente.

 

Projeto “Educação ambiental na ARANAV”

A usina Rio Amambai Agroenergia participa desde 2017 do evento realizado anualmente pela ARANAV, em comemoração ao Dia Nacional do Campo Limpo – DNCL.

Na ocasião é apresentado às crianças de escolas municipais, estaduais e particulares do município de Naviraí, todo o processo de transformação da cana-de-açúcar em etanol, açúcar e energia.

 

Posteriormente, atividades de educação


ambiental são inseridas para que os participantes sejam conscientizados da importância de se preservar o meio ambiente.

Projeto “consciência verde”

O objetivo geral deste Projeto é desenvolver atividades lúdicas e culturais que visem à conscientização ambiental de alunos nas escolas municipais e estaduais de Naviraí.
 

O Ciei Sonho de Criança aderiu ao projeto no ano 2018, através de uma parceria com um de seus professores que já tinha um projeto de implantação de uma horta, e vem proporcionando atividades que contribuem significativamente com a importância de se respeitar o meio ambiente, entendendo a riqueza da natureza e o que ela tem a nos oferecer.

Projeto “horta especial”

O objetivo geral deste Projeto é desenvolver atividades lúdicas e culturais que visem à conscientização ambiental de alunos nas escolas municipais e estaduais de Naviraí.
 

O Ciei Sonho de Criança aderiu ao projeto no ano 2018, através de uma parceria com um de seus professores que já tinha um projeto de implantação de uma horta, e vem proporcionando atividades que contribuem significativamente com a importância de se respeitar o meio ambiente, entendendo a riqueza da natureza e o que ela tem a nos oferecer.

Projeto “capacitar profissionais – enriquecendo o trabalho”

O projeto iniciou em 2018 e vem promovendo cursos de capacitação na área ambiental para enriquecimento do trabalho de profissionais atuantes em diferentes setores da empresa.

 

A RAA é uma empresa ambientalmente responsável e comprometida com o desenvolvimento sustentável e vem buscando através deste projeto a formação de profissionais mais comprometidos e ao mesmo tempo mais informados sobre o contexto ambiental.