A Rio Amambai Agroenergia participou no mês de agosto de mais uma edição do DNCL - Dia Nacional do Campo Limpo promovido pelo inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, realizado na unidade de recebimento de embalagens de defensivos agrícolas do município de Naviraí.
O evento recebeu autoridades locais, produtores rurais e aproximadamente 350 estudantes de escolas da rede municipal de ensino de Naviraí que passaram pelo stand da RAA e obtiveram conhecimentos sobre o processo sustentável de fabricação do açúcar, etanol e energia.
Na ocasião, puderam conhecer também os subprodutos da Rio Amambai Agroenergia, que eliminou quaisquer tipos de resíduos no processo. O bagaço da cana-de-açúcar, por exemplo, se tornou uma eficiente fonte energética, que ao ser queimado, gera energia térmica em forma de vapor e energia elétrica, abastecendo toda a planta industrial da RAA.
Outros subprodutos, como as cinzas das caldeiras e a torta de filtro, são transformados em adubo organomineral, a partir do processo de compostagem e adição de nutrientes, retornando ao solo e trazendo muitos benefícios para os canaviais da companhia.
E a vinhaça, rica em matéria orgânica, potássio e outros nutrientes, se tornou um importante fertilizante para o solo e canaviais da RAA.
Apresentação do processo sustentável de fabricação do açúcar e etanol.
Apresentação dos subprodutos da RAA.
A Rio Amambai Agroenergia levou para as crianças no evento deste ano, uma maquete das operações agrícolas realizadas pela companhia, o que facilitou a demonstração de todo o processo agrícola, desde o preparo de solo, plantio e tratos, até a colheita da cana-de-açúcar.
Vale ressaltar que a maquete apresentada é fruto de um trabalho elaborado e desenvolvido pelos próprios colaboradores da RAA.
Cada criança recebeu uma muda de planta doada pelo GEBIO, além de um copo da RAA com o logo “guardiões da natureza”.
Nesta mesma oportunidade as crianças assistiram uma belíssima apresentação feita por alunos da escola José Carlos da Silva e ainda visitaram o stand da Casa dos EPI’s.
Apresentação musical dos alunos da escola José Carlos da Silva.
Espaço reservado à Casa dos EPI’s. A RAA agradece imensamente ao inpEV pelo convite e parceria que ao longo de 07 anos já proporcionou alegria e educação ambiental a mais de 1.500 crianças.
Fonte das imagens: RAA e Foto e Mídia, 2023.
Comments