Etanol

Etanol, álcool ou álcool etílico são palavras que se referem à mesma substância: um composto orgânico de fórmula C2H6O. Tanto o álcool combustível, como bebidas alcoólicas, produtos de limpeza, tintas e qualquer outro produto que contenha o composto utiliza o mesmo álcool, obtido por fermentação do açúcar ou síntese em laboratório. As diferenças ocorrem na destilação, utilizada em algumas aplicações do álcool, e nos processos de pós-produção do produto. A RAA possui capacidade de produção de 143.000 m³/ano de etanol hidratado.

Tipos de Etanol

O etanol produzido pela RAA é utilizado como combustível sendo o etanol comum ou etanol misturado à gasolina. O etanol comum é o álcool hidratado, mistura de álcool e água que tem de 95,1% a 96% de graduação alcoólica. Já o etanol misturado à gasolina é o álcool anidro, álcool com graduação alcoólica de no mínimo 99,6%, praticamente álcool puro. Atualmente, a proporção de álcool anidro misturada à gasolina brasileira está estipulada em 27%.

Entre em contato

Obrigado pelo envio!

Venda

Para ser vendido, o álcool precisa cumprir uma série de pré-requisitos, chamados de especificações, estabelecidos pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Entre as especificações, consta que ele precisa ser límpido, transparente, isento de impurezas, com graduação alcóolica entre 95,1% e 96%, PH neutro, e com uma tolerância extremamente pequena de minerais e metais como ferro, sódio e cobre. O Brasil tornou-se referência mundial em produção sustentável e eficiente do produto e somos o segundo país que mais produz etanol,os maiores são os EUA.