Buscar
  • usinaraaims

15 de abril - Dia Nacional de Conservação do Solo


A força que brota da terra!


No dia 15 de abril comemoramos o Dia Nacional da Conservação do Solo.

A Embrapa Solos do Rio de Janeiro-RJ, revela que 33% do solo no mundo estão degradados por erosão, salinização (acúmulo de sais minerais), compactação, acidificação (redução do PH) e/ou contaminação.

A principal causa da degradação das terras agrícolas é a erosão hídrica, que consiste no desprendimento e arraste de partículas do solo, ocasionados pela água de chuva ou irrigação.

A RAA investe nos cuidados com o solo, por meio de técnicas de uso e conservação do solo e água, e algumas das práticas usadas na RAA por meio de estudos técnicos, serão apresentadas a baixo.

Vamos conhecer algumas dessas técnicas?

Projeto Topográfico: levantamento técnico e representação de pontos notáveis do relevo.

Amostragem de solo: análises do solo para reposição de nutrientes, assim como a capacidade dele em disponibilizar nutrientes para cana-de-açúcar.

Limpeza da área: operações de dessecação, limpeza, remoção e enleiramento da vegetação/resíduos.

Correção do solo: técnica para aumentar a fertilidade do solo, através da aplicação de corretivos ao solo (calcário, gesso e fosfato).

Curvas de nível, Terraceamento e Carreador: construção de canais ou aterros, no sentido transversal ao declive do terreno, em espaçamentos conforme a declividade e a intensidade de ocorrência de chuvas.

Rotação de Cultura: método que alterna de forma ordenada, diferentes espécies vegetais na mesma área e na mesma estação do ano.

Plantio direto: técnica de plantio na qual a muda de cana é colocada no solo não revolvido (sem prévia aração ou gradagem leve niveladora).

Adubação verde e Cobertura de solo: técnica agrícola que promove a reciclagem de nutrientes do solo por meio do plantio de determinadas espécies (crotalária) de plantas para tornar o solo mais fértil.

Taludes revegetados: cobertura do solo por plantas, para evitar o processo de erosão pela água da chuva.

Canais para drenagem de águas: obras para realizar o escoamento adequado das águas de chuva.

Sistema de Fertirrigação e Canais: distribuição de vinhaça.

A RAA tem um compromisso com a sustentabilidade e preservação do solo, e os cuidados são fundamentais nesse processo e você faz parte desse compromisso!



Imagem aérea da Fazenda Santa Rosa do Maracaí – Iguatemi – MS. Área com preparo do solo e plantio.


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo